-
Arquitetos: Diego Villarroel
- Área: 78 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Victor Letelier, Diego Villarroel
El Otro Cielo é um pavilhão localizado no pátio lateral de uma antiga igreja católica pertencente à comunidade religiosa de Santa Amalia del Sauce, na Região do Maule, no Chile. A proposta é instalada como um suporte temporário que responde à emergência sanitária da Covid-19 por meio de uma estrutura circular de 10 metros de diâmetro que contém em seu interior um pequeno jardim formado por pré-existências e a incorporação de novas espécies naturais.
Este novo espaço apóia as atividades coletivas da paróquia e também serve como um lugar para se conectar com o silêncio e a vegetação. Através de sua altura a obra contrasta com a atmosfera interna da igreja, uma vez que o pavilhão está ao ar livre e margeia o céu.
O perímetro do pavilhão é composto por uma frágil estrutura de madeira revestida com malha branca. Cada conjunto de madeira de pinho bruto de 2x2 polegadas repousa sobre o terreno natural por meio de estacas de ferro estriadas injetadas 70 cm abaixo do solo. Esta solução evita a construção de fundações, reduzindo significativamente o orçamento da obra. A expressão formal do pavilhão procura destacar a estrutura como resultado final da arquitetura, evitando o uso de revestimentos que ocultam as forças e comportamentos que a madeira realiza em sua busca de estabilidade e harmonia estética.
A obra é um manifesto construtivo que propõe a possibilidade de conceber uma arquitetura de baixo custo, mas de alto impacto, utilizando madeira. O projeto reconhece a cultura material da paisagem rural da região de Maule, destacando sistemas de construção locais como galpões, estufas e construções rurais de madeira.
Finalmente, o projeto oferece uma experiência de contemplação e aprendizado sobre a vegetação local e seus sistemas. Sua estrutura perimetral, auxiliada por um sistema de irrigação e distribuição de heras trepadeiras, busca integrar a natureza como parte da obra, propondo uma obsolescência controlada ao longo do tempo através da substituição da malha branca por um manto vegetal que cobrirá toda a estrutura a longo prazo.